NOSTALGIA COMERCIAL

A Mesbla está de volta ao mercado; confira outras marcas que renasceram após falência

Agora a marca está com um marketplace próprio e perfil nas redes sociais, mas outras grandes marcas retornaram das cinzas

Compartilhe:
4 de maio de 2022
A10

A Mesbla, que foi uma das redes varejistas mais icônicas do Brasil no século XX está de volta. A loja decretou falência em 1999, fechando quase 200 unidades em todo o Brasil, retornou ao mercado, agora com um marketplace próprio e perfil nas redes sociais.

A Mesbla está de volta ao mercado; confira outras marcas que renasceram após falência
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Mas será que existe uma “ressurreição”? Para os negócios, sim. Mas o caminho é árduo, muitas vezes até mais que começar do zero. Muitas empresas faliram, quebraram, mas deixaram marcas fortes e lembradas. E é justamente essa nostalgia que serve como fagulha para um retorno.

O exemplo nostálgico, mais claro e recente, de retorno de marca é o Orkut. A rede social, que acabou não vingando em outros países economicamente importantes, foi uma verdadeira febre entre os brasileiros. E as comunidades, hein?! “Só quem viveu sabe”, como diz aquele outro meme…

Orkut, a rede social que o brasileiro amou

Orkut, a rede social que o brasileiro amou (Foto: Reprodução)

O site oficial do Orkut foi reativado no dia 27 de março com uma mensagem do seu fundador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. No anúncio, ele afirma que está construindo algo novo, o que deixa a entender sobre uma possível reativação da extinta rede social do Google, que foi criada em 2004 e durou 10 anos.

A Mappin deve ser uma das marcas que mais encabeçam listas de empresas que sumiram. Era uma grande loja de departamentos que faliu em 1999 junto com a Mesbla, que tinha sido comprada por ela em 1996. Em 2013 a Mappin foi comprada pela Marabraz.

Loja da Mappin em São Paulo, anos 1990

Loja da Mappin em São Paulo, anos 1990 (Foto: Reprodução)

Mas em pleno 2019, 20 anos depois, a marca voltou ao varejo apenas com lojas virtuais. A operação é dirigida pela Blue Group, companhia responsável pela presença digital da Marabraz. Hoje, mesmo com uma pandemia, a marca se mantém firme e forte.

E quem não teve um 3310, não é mesmo?! Peraí, você não sabe o que é um 3310? Então, dá um Google! Não, calma, vamos contar: o 3310 é o nome do, talvez, mais icônico celular da marca Nokia. Se você não teve um dessa empresa, certamente conhece alguém que teve.

O icônico 3310 da Nokia

O icônico 3310 da Nokia (Foro: Divulgação/Nokia)

A fabricante finlandesa ajudou a consolidar o mercado de aparelhos celulares antes dos smartphones. Foram grandes modelos: o 3310, o 5200, o 1100 com lanterninha. Mas em 2013 a marca foi comprada pela gigante Microsoft, que deixou a Nokia no ostracismo.

Em 03 de maio de 2020, a marca finlandesa finalmente voltou ao Brasil, trazendo como primeiro smartphone um modelo de entrada, que leva o nome de Nokia 2.3. A Nokia não voltou a figurar entre as referências, mas o retorno deixa uma esperança de um grande aparelho a qualquer momento.

São tantas emoções, tantas marcas… A gente se apega mesmo. Voltando a falar da Mesbla, o consumidor vai poder encontrar roupas de cama, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, informática e livros. Para chamar a atenção, a marca envelopou metrô no Rio de Janeiro, no início desta semana. Com o formato marketplace, que é mais versátil pode haver mais parcerias com gigantes e com a expectativa de muito crescimento.

A Mesbla, que foi uma das redes varejistas mais icônicas do Brasil no século XX está de volta. A loja decretou falência em 1999

Fachada antiga da Mesbla (Foto: Reprodução)

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.