Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de 19 milhões de declarações do imposto de renda 2022 já foram realizadas

Mais de 19 milhões de declarações do imposto de renda 2022 já foram realizadas

Foto: Agência Brasil

Até às 16 horas da última sexta-feira (6), a Receita Federal contabilizou que foram entregues 19.704.191 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. Segundo o órgão, a expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo, 31 de maio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Lotes de restituição do imposto de renda 2022

Mensalmente, a Receita Federal recebe do Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. A inclusão de contribuintes nesses lotes obedece aos seguintes critérios legais:

  1. idosos;
  2. contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  3. demais contribuintes.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

Leia também | Ceará terá concurso público para professor da UVA com 145 vagas, anuncia Izolda Cela

Publicidade

Sobre a restituição do imposto

Se, ao preencher a sua declaração do imposto de renda, o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.

O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile