Até às 16 horas da última sexta-feira (6), a Receita Federal contabilizou que foram entregues 19.704.191 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. Segundo o órgão, a expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo, 31 de maio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Lotes de restituição do imposto de renda 2022
Mensalmente, a Receita Federal recebe do Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. A inclusão de contribuintes nesses lotes obedece aos seguintes critérios legais:
- idosos;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- demais contribuintes.
Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.
Leia também | Ceará terá concurso público para professor da UVA com 145 vagas, anuncia Izolda Cela
Sobre a restituição do imposto
Se, ao preencher a sua declaração do imposto de renda, o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.
O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<