As chuvas de fevereiro a abril deste ano ficaram dentro da média, aponta balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O acumulado do trimestre foi de 513,3 milímetros.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chuvas dentro da média
De acordo com a categorização do órgão, as precipitações são consideradas dentro da normalidade para o período quando ficam entre 440,67 mm e 598,81 mm. Segundo o prognóstico realizado em janeiro deste ano, havia 40% de probabilidade para que as chuvas ficassem nesta categoria.
Considerando o recorte por macrorregiões, as mais chuvosas foram o Litoral de Fortaleza (886,4 mm), Maciço de Baturité (697,8 mm) e Cariri (661 mm), ficando todas com precipitações acima da normal climatológica. As demais apresentaram chuvas dentro da média.
Leia mais | Fortaleza tem o maior volume de chuvas do ano
Fortaleza registra março mais chuvoso desde 1986
O mês de março deste ano foi o mais chuvoso em Fortaleza desde 1986. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o dia 29 de março, a capital cearense acumulou 556,7 milímetros de precipitações – o maior número dos últimos 36 anos.
Em 1986, foram contabilizados 617,5 mm, número que ainda pode ser superado, caso novas chuvas aconteçam até quinta-feira (31).
A Funceme informou que, nesta quarta-feira (30), todas as macrorregiões devem registrar chuvas. Os maiores acumulados são esperados para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba. As chuvas, de acordo com o órgão, têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<