Ícone do site Portal GCMAIS

Profissionais da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza decidem paralisar as atividades na próxima quinta-feira (19)

Profissionais da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza decidem paralisar as atividades na próxima quinta-feira (19)

Foto: Divulgação

Odontólogos, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de Saúde Bucal, da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza (ESF), devem paralisar as atividades na próxima quinta-feira (19). O momento será marcado por uma manifestação em frente ao Paço Municipal, no centro da capital, e a decisão foi anunciada em assembleia neste sábado (14).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No encontro, os representantes sindicais expuseram a proposta do governo, apresentada no dia 11 de maio. Segundo a categoria, a gestão municipal teria retirado direitos conquistados pelos servidores de nível superior. Ainda conforme os profissionais, em 2013, durante negociação pelo fim da greve na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, os servidores de nível superior conquistaram direitos em virtude do não avanço das negociações em relação às pautas econômicas destas categorias.

Os profissionais da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza também alegam que a Prefeitura não aceita tratar de forma isonômica os servidores de nível médio, e afirmam estar há meses tentando dialogar com o prefeito José Sarto, mas sem sucesso.

Procurada pelo Portal GCMais neste domingo (15), a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que só enviará uma resposta sobre a deliberação da paralisação dos profissionais nesta segunda-feira (16).

Publicidade

Estratégia de Saúde da Família

Na construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família. A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local. As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS).

Também podem fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os seguintes profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal, os quais compõem as equipes de Saúde Bucal (eSB). Essas equipes atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em articulação com os demais serviços de saúde da rede de atenção.

Para a equipe de Saúde da Família, a obrigatoriedade de carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde.

Leia também | Mais de 32 mil toneladas de lixo e aguapés são coletadas de canais e lagoas de Fortaleza em 2022

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile