O portador de talassemia precisa fazer transfusões sanguíneas constantes, em geral realizadas a cada mês
Talassemia grave atinge cerca de mil pessoas no Brasil; saiba mais sobre a doença
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui cerca de mil pessoas com formas graves de talassemia. Mas o que é essa síndrome?

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A talassemia é um tipo de anemia hereditária crônica, ou seja, é herdada de pais para os filhos, e é causada por uma falha genética, que se caracteriza pela redução da substância responsável pelo transporte de oxigênio para todo o corpo.
O portador de talassemia precisa fazer transfusões sanguíneas constantes, em geral realizadas a cada mês. O tratamento completo da síndrome é oferecido pelo Sistema Único de Saúde, como explica o hematologista Rodolfo Cançado.
“A maioria desses pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde, localizado nos hemocentros dos estados brasileiros. São acompanhados em centros de excelência., recebem a transfusão, a terapia quelante, e depois todo o acompanhamento de possíveis complicações e acompanhamento também com endocrinologista, sobretudo associado a possíveis alterações pelo excesso de ferro no organismo”, afirma.
Leia também | Hospitais públicos de Fortaleza retomam cirurgias eletivas
Se não tratada, a talassemia atrapalha o desenvolvimento físico, aumento do baço, causa distúrbios cardíacos e nas glândulas, além de gerar recorrentes infecções.
A única cura da doença conhecida é através do transplante de um doador compatível. O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o início do tratamento desde os primeiros meses de vida. A investigação da síndrome já pode começar após alterações encontradas no teste do pezinho.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Operação Integração Saturação Total captura 266 suspeitos em uma semana no Ceará

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Montese, realiza 1ª Festa de Santo Expedito

Agentes de segurança do CE receberão R$ 45,4 milhões por redução da violência
