Ícone do site Portal GCMAIS

Contribuintes têm até 31 de maio para entregar declaração do Imposto de Renda 2022

Contribuintes têm até 31 de maio para entregar declaração do Imposto de Renda 2022

Foto: Shutterstock

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, termina no dia 31 de maio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a Receita Federal, quem não cumprir o prazo estabelecido estará sujeito a pagamento de multa de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

“As pessoas que estão obrigadas a apresentar a declaração e não o fizerem durante o prazo legal, elas estarão sujeitas a ficar com uma pendência no CPF e ter problema junto a instituições bancárias, de financiamento de crédito e aposentadoria, por exemplo. Para regularizar o CPF, ela terá que apresentar a declaração em atraso. E, nesse caso, ela estará sujeita à multa”, explica o supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2022?

Leia também | Como evitar erros na Declaração do Imposto de Renda

Como fazer a declaração do IR no computador?

Para fazer a declaração on-line

Os contribuintes também têm a opção de fazer o preenchimento de forma on-line, na página ‘Meu Imposto de Renda’, com acesso pelo portal e-Cac (clique aqui para acessar).

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile