Ícone do site Portal GCMAIS

Assembleia aprova criação do Conselho Estadual dos Direitos da População em Situação de Rua

Assembleia aprova criação do Conselho Estadual dos Direitos da População em situação de Rua e em Superação da Situação de Rua

Foto: Paulo Rocha / Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei, enviado pelo governo do Estado, que institui o Conselho Estadual dos Direitos da População em situação de Rua e em Superação da Situação de Rua.

O conselho, vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), será formado por representantes de 30 instituições e terá função deliberativa. As vagas serão divididas entre poder público e entidades civis que atuam na área.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A intenção do colegiado é acompanhar, intersetorialmente, as políticas públicas inerentes ao segmento; visando garantir o pleno exercício dos direitos e cidadania dessa população, atuando lado a lado com o Estado e prefeituras municipais. O Conselho irá fiscalizar ações, projetos, programas e serviços relativos às políticas públicas, além de realizar planejamentos periódicos e acompanhar projetos de lei, propor medidas em defesa desse público.

Veja também | Vídeo: mulher desacordada é abandonada em rua e estuprada por homem no Ceará

Publicidade

Propõe-se, também, apoiar a realização de pesquisas, congressos e seminários que busquem compreender a realidade das pessoas em situação de rua, denunciar e coibir a violação de seus direitos; bem como incentivar Estado e municípios na formulação de ações educativas destinadas à superação de preconceitos e promoção de capacitação profissional.

De acordo com Onélia Santana, titular da SPS, “atenção e proteção social às pessoas mais vulneráveis social e economicamente são prioridades do governo do Estado. A população de rua é um segmento complexo, que exige e merece todo nosso cuidado e respeito. A criação do Conselho é mais uma ação no sentido de ampliarmos os canais de escuta e diálogo com a sociedade civil, para tratarmos e atendermos, juntos, as demandas e necessidades desse segmento”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile