Processos de recursos a benefícios negados pela Previdência Social serão respondidos por meio da tecnologia de inteligência artificial. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai utilizar robôs após o fim do contrato temporário de funcionários do Gabinete de Crise de Diligências.
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Uma portaria do governo federal publicada em 16 de maio cria um grupo de trabalho para implantação do sistema, para aumentar a produtividade individual e diminuir as filas. Os recursos devem ser respondidos em até 30 dias após a negativa do benefício. O trabalhador deve apresentar documentos que comprovem o direito ao provento.
Os robôs utilizados pelo INSS vão atuar na busca dos documentos apresentados na primeira etapa da solicitação, que devem constar do processo de recurso. Eles também farão a conferência de toda a documentação para que o processo possa caminhar.
Hoje, quando um segurado entra com recurso, a solicitação é feita pelo aplicativo Meu INSS, onde é cadastrada apenas a petição. Com isso, o conselho que vai analisar o pedido devolve os autos para que o segurado anexe os documentos.
A robotização vai agilizar a resposta e inclusive poderá identificar se existem duplicações, de acordo com advogados especialistas em Direito Previdenciário. Outra sugestão é utilizar a inteligência artificial para cruzar dados com outras plataformas, como CadÚnico ou DataSUS.
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