Ícone do site Portal GCMAIS

Gestantes podem receber gratuitamente repelente em Fortaleza

Gestantes podem receber gratuitamente repelentes em Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Com objetivo de promover a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a Prefeitura de Fortaleza distribuirá repelente para as gestantes da Capital. As mulheres que realizam o pré-natal nos postos de saúde recebem, por mês, dois frascos do produto. Para a assessora técnica da Saúde da Mulher, Léa Dias, a medida visa ampliar a proteção às gestantes contra o mosquito transmissor das arboviroses.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“As gestantes são acompanhadas e recebem orientações durante as consultas em relação aos cuidados com o mosquito Aedes, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Além disso, o uso do repelente é muito importante para inibir a picada do mosquito, protegendo a mãe e o bebê. Com o período de sazonalidade e o aumento da exposição às picadas do mosquito, o uso diário do repelente se torna essencial para todas as gestantes”, destaca.

Atualmente, a Rede Municipal de Saúde dispõe de cerca de 24 mil frascos de repelentes, sendo distribuídos para 12.039 gestantes que estão sendo acompanhadas nos postos de saúde de Fortaleza. Em 2021, 129 gestantes foram acometidas com dengue, 50 com chikungunya e nenhuma com zika vírus.

Leia também | Cogerh abre vagas de estágio em Fortaleza; valor da bolsa é de R$ 671,95 mensais

Outros cuidados contra doenças

Além do uso do repelente, as mulheres podem se prevenir fazendo uso de calças e blusas de mangas compridas e, se possível, instalar mosqueteiro no quarto. Outras medidas ainda podem ser implementadas no domicílio:

Publicidade

Onde buscar atendimento em Fortaleza

As gestantes que necessitam de atendimento em decorrência de arboviroses devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Fortaleza conta, atualmente, com 116 unidades. O mesmo procedimento é adotado para tratamento posterior às arboviroses. Após consulta no posto de saúde, o usuário é encaminhado ao especialista na rede especializada.

Dicas para o uso de repelente pelas gestantes

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile