Visitas regulares ao dentista são indicadas para evitar riscos também para o bebê
Entenda a importância dos cuidados com a saúde bucal durante a gestação
Visitar o dentista regularmente e fazer o acompanhamento preventivo da saúde bucal é de extrema importância ao longo da vida. Mas o que muita gente esquece é que esses cuidados também precisam ser ampliados à saúde bucal durante a gestação, de modo a não afetar o desenvolvimento do feto.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. Por isso, além dos exames tradicionais, as gestantes devem incluir visitas periódicas ao dentista. Sobretudo no primeiro trimestre, que costuma ser o mais crítico.
“A assistência ao pré-natal integral busca assegurar o desenvolvimento da gestação e manter a saúde materno-infantil, considerando os aspectos de promoção e prevenção em saúde, rastreio e diagnóstico de doenças”, explica Sandra Silveira, diretora da clínica da Odontoart.
Leia também | Gestantes podem receber gratuitamente repelente em Fortaleza
A especialista alerta que com uma visita regular no início da gravidez, o profissional já pode orientar a futura mamãe sobre aleitamento, higiene oral e hábitos alimentares saudáveis. Isso porque as alterações hormonais, principalmente da progesterona no organismo, aumentam o fluxo sanguíneo na região oral/bucal, favorecendo o aparecimento de inflamações como a gengivite, por exemplo.
A gestante com doença periodontal não tratada pode passar por situações como parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e pré-eclâmpsia. Além disso, a cárie é uma doença que pode se agravar.
“É necessário desmistificar o atendimento odontológico da gestante. Caso seja diagnosticada alguma doença, ela pode fazer o tratamento durante a gestação. É indicado, seguro e adequado, principalmente no 2º trimestre da gestação”, ressalta a dentista.
Durante a gestação, os dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação e aumentar os cuidados com a saúde bucal.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Motorista com sinais de embriaguez colide em ônibus da PRE na Avenida Paulino Rocha

Prefeitura de Fortaleza libera uso gratuito do Bicicletar no Dia Mundial da Saúde

Temperatura Máxima hoje (06/04): filme de domingo na Globo
