OPORTUNIDADE

Abertas inscrições para o 5° Laboratório de Criação em Cultura Alimentar

Programa recebe inscrição de projetos baseados nos temas da gastronomia social.

Compartilhe:
29 de maio de 2022
Andson Lima

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar, está com inscrições abertas para a seleção de projetos de pesquisa para o 5º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 23 de junho, no Mapa Cultural do Ceará.

Abertas inscrições para o 5° Laboratório de Criação em Cultura Alimentar
Foto: Divulgação

O Laboratório de Criação é um processo formativo que envolve pesquisa, desenvolvimento e inovação em cultura alimentar e gastronomia. No total, são três vagas e os selecionados receberão bolsa de apoio, além orientação de mentores que conduzirão a qualificação dos projetos, oficinas e palestras. As atividades acontecem de forma on-line e presencial. Por não ser um curso, o Laboratório tem uma dinâmica própria de funcionamento com formações, imersões ao campo de pesquisa, orientações, relações institucionais e suporte para o desenvolvimento de produtos e/ou tecnologias.

Vanessa Moreira, coordenadora de cultura alimentar da EGSIDB, diz estar com boas expectativas em relação ao projeto.

Nossa expectativa é receber propostas que tenham possibilidade de resultar em produtos alimentícios, utensílios, tecnologias sociais, jogos, aplicativos, que fortaleçam a cultura alimentar e a gastronomia no estado do Ceará.

Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, residência comprovada no estado do Ceará por no mínimo três anos e cadastro válido no Mapa Cultural do Ceará. Vale destacar, que serão priorizados para seleção, candidatos que integrem e/ou representem coletivos, comunidades, associações, cooperativas e grupos, formais ou informais, vinculados às áreas de Cultura Alimentar e Gastronomia Social e áreas afins, que tenham potencial de dividir, difundir e levar à implementação dos resultados das pesquisas desenvolvidas.

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, destaca o papel do equipamento de colaborar com a solução de desafios e encontrar oportunidades.

Nosso objetivo é apoiar iniciativas que promovam inovação e projeção da cultura cearense, de modo a fomentar o debate crítico sobre história, costumes, valores, hábitos alimentares, mercado, tecnologias, técnicas e tendências.

Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos.

O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará.

Toda a programação é gratuita. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço

Seleção para o 5º Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Período de inscrições: 26 de maio a 23 de junho de 2022

Inscrições gratuitas no Mapa Cultural do Ceará – https://mapacultural.secult.ce.gov.br
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.

Mais informações pelos telefones: 3458.3513 3263.4596 ou pelo e-mail: [email protected]

Segunda-feira a Sexta-feira – 8h às 12h e das 14h às 18h. Site: www.gastronomiasocial.org.br

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.