O Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, levanta discussões sobre eficiência energética e seu acesso de forma ampla para mais pessoas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Aproximadamente 759 milhões pessoas ainda vivem sem eletricidade no mundo. Ter acesso a energia elétrica fez com que a humanidade desse um salto para o progresso, melhorando a qualidade de vida.
Maio celebra o Dia Mundial da Energia e coloca em destaque o debate sobre a eficiência energética e acesso da energia de forma ampla para um maior número de pessoas.
Leia também | Após tempestades, Bolsonaro anuncia que vai ao Grande Recife nesta segunda-feira (30)
No Brasil
O Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, Bruno Herbert, analisa de forma positiva o alcance do acesso a energia à lugares mais distantes no Brasil, mas observa que ainda é uma energia cara.
Ela realmente tem que ser popularizada e tem atingido os lugares mais distantes no nosso país. O único problema que se encontra hoje ainda é o preço dessa energia, a energia ainda é uma energia cara quando comparada aos outros países do mundo e também com relação à sua fonte de energia. Então, isso é um lado positivo que grande parte do que é produzido no Brasil vem de fontes renováveis e de fontes não poluentes, como a queima dos combustíveis fósseis.
O acesso a energia elétrica faz com que o desenvolvimento da tecnologia seja um fator transformador para sociedade. Esse desenvolvimento passa pela eficiência energética, que está ligada a equipamentos mais eficientes a exemplo das luzes de led, como destaca o presidente da Abesco.
Quando a gente fala de essência energética basicamente a gente está falando de equipamentos cada vez mais eficientes. Um motor que era produzido na década de 70 tinha uma determinada potência e realizava um determinado trabalho. Esses motores hoje são muito mais eficientes realizando o mesmo trabalho com energia menor.
Milhões sem luz
Apesar do aumento no acesso à energia e desenvolvimento da eficiência energética, aproximadamente 759 milhões de pessoas ainda vivem sem eletricidade no mundo. A informação consta em relatório elaborado pela Agência Internacional de Energia, Agência Internacional de Energia Renovável, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e o Banco Mundial e Organização Mundial da Saúde.
O uso de forma consciente da energia também é uma das mensagens que devem ser promovidas para empresas e sociedade que utilizam este recurso fundamental.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<