Muitos são os mitos e verdades sobre as baterias dos smartphones atuais. Entre as dúvidas, qual a forma correta de realizar o carregamento pra garantir mais tempo com o celular carregado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Usuários buscam cada vez mais smartphones com baterias duradouras, mas depois de um tempo de uso, problemas começam a surgir e podem estar ligados ao fato de não serem carregadas da forma correta.
Leia também | CNH Popular: programa já beneficiou candidatos aprovados em 73 municípios do Ceará
Há dúvidas sobre o tempo de deixar a bateria carregando, assim como se é necessário deixar a bateria zerar para depois colocar para carregar. Renato Citrine, gerenciador de produtos da divisão de dispositivos móveis em uma empresa de tecnologia, esclarece alguns pontos, como não ser necessário aguardar a bateria zerar antes de carregar, assim como não ter risco deixar carregando a noite toda, desde que usando carregadores originais da fabricante.
Imagina você ali baixou de 20% e talvez você ainda queira usar por mais um tempo e talvez você não tenha acesso a um carregador. Então, você carrega ali na hora e começa a ficar um pouco mais crítica a situação do nível de bateria (…) você volta a carregar normalmente conforme o seu uso e o processo de carga dos smartphones atuais ele vai monitorando a quantidade de energia que tem nessa bateria e a hora que a bateria está completa. A hora que a bateria chega a 100% o próprio Smartphone e o próprio carregador sabem disso e aí param de fazer esse carregamento. Então, não tem nenhuma questão aí, não tem nenhum problema em deixar ali o seu smartphone carregando durante a noite, desde que o carregador seja original.
Rodrigo Citrine também explica como medir a capacidade de bateria de um celular.
Tão importante quanto essa capacidade da bateria desse smartphone, é como esse smartphone consome essa energia da bateria. Então, os smartphones hoje são capazes de entender como é o seu dia a dia, os momentos que você precisa de mais energia dessa bateria, os momentos que você não está usando. Então, ele reduz, nessa Inteligência Artificial, reduz o consumo dessa bateria para o mínimo, para fazer com que a autonomia seja cada vez maior.
É importante saber também como as empresas de tecnologia otimizam as baterias de smartphones.
Vou dar um exemplo aqui dos dois mais recentes lançamentos da Samsung, o Galaxy m23 5g e o Galaxy m53 5g. Os dois têm a mesma capacidade de bateria bateria, mas também têm processadores mais velozes. É o trabalho da inteligência artificial junto com o software, eles vão administrar o consumo dessa bateria. E uma recomendação importantíssima é que sempre sejam utilizados cabos e carregadores originais. É só eles que vão garantir aí toda a segurança, toda a eficiência no processo de carregamento da bateria.
Existem ainda dicas simples que ajudam a otimizar a bateria. Utilizar o modo escuro é uma alternativa desenvolvida para diversos softwares que visa reduzir o brilho da tela tanto do computador quanto do smartphone. Aplicando um fundo preto, ele suaviza a intensidade de luz gerada, o que auxilia no uso contínuo, prejudicando menos a visão e poupando a bateria.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<