Termina nesta terça-feira (31) o prazo para a compra de vacina contra a febre aftosa no Ceará. A meta é de que sejam imunizados animais de todas as idades nessa primeira etapa da campanha, o que corresponde a cerca de 2,7 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Até o momento, um levantamento da Adagri aponta que aproximadamente 48% dos animais já foram vacinados no Ceará. De acordo com o coordenador estadual da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio, os criadores precisam ficar atentos à etapa seguinte: “tão importante quanto vacinar o rebanho é também declarar a vacinação”.
A declaração da vacinação contra a febre aftosa pode ser feita até o dia 15 de junho. Para isso, é necessário preencher o documento junto a Adagri, que pode ser feito de forma virtual, acessando o site da Agência (www.adagri.ce.gov.br), na aba Serviços, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Agência.
Leia também | Ceará tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos; paciente está isolado
Caso não seja possível fazer a declaração da vacina de forma virtual, o criador deve se dirigir a um Núcleo Regional ou Local da Adagri ou a um dos escritórios parceiros em seu município, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e as Secretarias de Agricultura municipais.
De acordo com a Adagri, é importante que todos os animais recebam a vacina para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, “é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município”, conclui Joaquim Sampaio.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<