Após a inserção do profissional, a Unidade também realiza um processo de acompanhamento.
Centro de Profissionalização oferta consulta de vagas de trabalho e inserção no mercado para pessoas com deficiência
Encontrar um novo emprego pode ser um desafio e, devido ao preconceito, capacitismo, ou mesmo desconhecimento, a iniciativa pode ganhar outras proporções para pessoas com deficiência. Com o intuito de auxiliar este grupo na busca e inserção socioprodutiva, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) oferece consulta de vagas de emprego e encaminhamento para o mercado de trabalho específico para pessoas com deficiência. Os serviços são realizados na Unidade de Atendimento ao Trabalhador, localizada no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).
“A atuação da unidade é semelhante ao Sine: captamos a vaga junto às empresas, fazemos o cadastro do trabalhador e o encaminhamento dele para a empresa”, pondera a coordenadora do Cepid, Regina Tahim. “Somos hoje uma referência no Estado do Ceará, porque temos um atendimento direcionado para a pessoa com deficiência. Os trabalhadores se sentem à vontade aqui dentro, porque o prédio foi construído dentro do conceito de acessibilidade. Essa unidade foi totalmente projetada para isso e a equipe é dedicada para a colocação da pessoa com deficiência”, completa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ela também explica que a unidade oferece cursos de capacitação, direcionados para vagas disponíveis. “A gente analisa a demanda, o que a empresa está precisando mais naquele momento. Então, a gente atua nesse nicho da qualificação e inserção. Vê a demanda, capacita e depois volta para a empresa mostrando quem temos capacitados nessa área”.
Acompanhamento das vagas para pessoas com deficiência
Após a inserção do profissional, a Unidade também realiza um processo de acompanhamento. “Nós visitamos a empresa e pegamos um feedback dela, de como aquele trabalhador está se adaptando à vaga, e um feedback também do trabalhador, de como ele está sentindo a equipe da empresa com relação a ele. Se está tendo algum bullying, se está tendo alguma ação de capacitismo. Esse processo do pós-colocado é uma característica própria do Cepid”, pontua Regina.
Existem também ações voltadas para empresas, com visitas para apresentar o Centro e captação de vagas a partir dos serviços oferecidos pelo Cepid. O Centro tem três áreas de atuação: capacitação, inserção no mercado de trabalho e esporte.
Saiba onde ter acesse ao serviço
Os serviços estão disponíveis no Centro (Rua Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará
Funcionamento: 7h30 às 12h e 13h às 17h.
Contato: (85) 3101.2653 / 3101.2654
E-mail: centrodeprofissionalizacao@gmail.com
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.