Ícone do site Portal GCMAIS

UFC seleciona voluntários para pesquisa sobre depressão

UFC seleciona voluntários para pesquisa sobre depressão

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está selecionando voluntários para participar de um estudo que pretende descobrir as relações entre a depressão e hábitos alimentares. Para participar, é necessário, além do diagnóstico de depressão, ter idade igual ou superior a 18 anos, ter, no mínimo, 9 anos de escolaridade e não apresentar demência, câncer e outras doenças descompensadas. Os interessados têm até o dia 30 de junho para se candidatar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O projeto Adicção por Alimentos e Obesidade em Pacientes Deprimidos: Prevalência, Correlatos Psicopatológicos e Desregulação Afetiva tem como objetivo descobrir a relação da doença especialmente com hábitos alimentares considerados não muito saudáveis.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED, “serão estudados comportamentos alimentares, sobretudo aqueles envolvendo a ingestão de processados e ultraprocessados, e verificada a proporção de obesidade em pacientes com depressão”. Além disso, entram na avaliação outros aspectos de saúde mental, como humor, ansiedade, percepção do estresse e regulação emocional. “A pesquisa contribuirá para a investigação desses temas no contexto da depressão e estimulará o monitoramento dos padrões alimentares e ganho de peso nos serviços de saúde mental”, acrescenta o pesquisador.

A triagem dos voluntários é feita através de questionário online. A partir das respostas, a equipe do projeto irá analisar e fazer o convite para os selecionados, que passarão por avaliação presencial. A classificação dos selecionados será por ordem de inscrição. A partir do convite, os selecionados precisarão comparecer ao Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) em data a ser programada.

Publicidade

Leia também | Diagnóstico de depressão cresce 40% durante a pandemia

As pessoas não selecionadas para a pesquisa vão receber mensagem informativa, orientando sobre onde podem buscar atendimento em saúde mental no SUS em Fortaleza, bem como sites onde obter informações confiáveis sobre depressão.

A possibilidade de inclusão no estudo será confirmada na avaliação no Serviço de Psiquiatria, e o voluntário receberá todos os esclarecimentos necessários antes de assinar o termo de consentimento.

De acordo com o coordenador da pesquisa, todos os procedimentos necessários para o estudo serão realizados em uma única sessão, que terá duração de até 90 minutos. Nesse momento, o voluntário responderá a questionários sobre a saúde mental e física e realizará medidas de peso, altura, cintura e quadril.

Os voluntários receberão como benefício um acompanhamento psiquiátrico e devem receber por e-mail um material explicativo sobre manejo do estresse e alimentação saudável.

O financiamento da pesquisa é da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário. A pesquisa teve início em 2021 e a previsão é que seja concluída em março de 2023.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile