O Brasil tem dois novos casos suspeitos da varíola dos macacos. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, as possíveis infecções são no estado de Rondônia. Incluindo o Ceará, o Ministério da Saúde acompanha seis ocorrências em todo o país.
O Governo Federal monitora todos os casos e, por enquanto, nenhum foi confirmado. Além do estado do Ceará, há um caso no Mato Grosso do Sul, um no Rio Grande do Sul, outro em Santa Catarina e os dois novos em Rondônia.
“Monkeypox | Ainda não há casos confirmados da doença no Brasil. O Ministério da Saúde segue vigilante atuando diuturnamente nesta frente. Além dos 4 casos que estavam em investigação, outros 2 casos suspeitos foram notificados em Rondônia. Todos seguem isolados e em monitoramento.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A varíola dos macacos está em surto na Europa e América do Norte. Considerado um vírus raro e capaz de infectar seres humanos, os casos de infecção colocaram autoridades de saúde de todo o mundo em alerta.
Sobre a situação no Brasil, Marcelo Queiroga também acrescentou:
“O Governo Federal segue reforçando a política de testagem para que possamos otimizar a confirmação diagnóstica da doença. Gostaria de trazer tranquilidade para a população brasileira, porque o Governo do Brasil está vigilante e atento. O Brasil está preparado para atender nossa gente.”
Leia também | Transmissão comunitária de varíola dos macacos já ocorre na Inglaterra
Transmissão comunitária de varíola dos macacos já ocorre na Inglaterra
Segundo informações oficiais, a maioria dos casos no Reino Unido está concentrado em Londres. Na cidade, estão 132 dos 190 confirmados no País. O público mais afetado é composto por homens que fazem sexo com homens (111 casos). Ainda segundo o relatório, apenas duas mulheres foram diagnosticadas com a doença até a última quarta-feira.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<