PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MPF acompanha desaparecimento de indigenista e jornalista na Amazônia

Eles estão desaparecidos há mais de 24 horas na região da Amazônia

Compartilhe
MPF acompanha desaparecimento de indigenista e jornalista na Amazônia
Foto: GCMais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou nesta segunda-feira (6) que está monitorando as providências que estão sendo tomadas para localizar o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil.

Segundo a coordenação da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), região localizada no oeste do Amazonas, eles estão desaparecidos há mais de 24 horas.

Leia também: Apoiadores de Lula fazem mobilização nas redes com camisa da Seleção e gesto de “L”

"A informação repassada ao MPF é que os agentes ligados a essas forças estão fazendo varreduras no trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (AM), onde teria ocorrido o desaparecimento", informou a PGR.

PUBLICIDADE

Na tarde de hoje, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, se reuniram em Brasília para tratar de providências sobre o caso.

Além da PGR, o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas abriu um procedimento administrativo para acompanhar a questão e acionou a Marinha, a Polícia Federal (PF) e demais autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bruno Pereira e Dom Phillips chegaram na sexta-feira no Lago do Jaburu, nas proximidades do rio Ituí, para que o jornalista visitasse o local e fizesse entrevistas com indígenas. Segundo a Unijava, ontem os dois deveriam retornar para a cidade de Atalaia do Norte por volta de 9h da manhã, após parada na comunidade São Rafael, para que o indigenista fizesse uma reunião com uma pessoa da comunidade apelidado de Churrasco. No início da tarde, uma primeira equipe de busca da Unijava saiu de Atalaia do Norte em busca dos desaparecidos, mas não os encontrou.

A PF informou que também está acompanhando e trabalhando no caso. “As diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente”, diz nota da instituição.

PUBLICIDADE

A Marinha emitiu uma nota oficial em que informa que enviou, na manhã desta segunda-feira, uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania Fluvial de Tabatinga para o município de Atalaia do Norte (AM) para auxiliar nas buscas pela embarcação em que estavam o jornalista e o indigenista. As buscas, com a participação de sete militares, seguiram ao longo da tarde e foram feitas ações nos rios Javari, Itaquaí e Ituí, no interior do Amazonas.

PUBLICIDADE

A Marinha também informou que, na manhã desta terça-feira, um helicóptero do 1º Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste também será utilizado nas buscas, além de duas embarcações e uma moto aquática.

PUBLICIDADE

Leia também
Apoiadores de Lula fazem mobilização nas redes com camisa da Seleção e gesto de “L”
CAMPANHA
Apoiadores de Lula fazem mobilização nas redes com camisa da Seleção e gesto de “L”
17 de out. de 2026 - 11:16
Resultado da Loteria dos Sonhos hoje (17/10): confira os números sorteados das 11h, 14h, 16h e 19h
LOTERIA DOS SONHOS
Resultado da Loteria dos Sonhos hoje (17/10): confira os números sorteados das 11h, 14h, 16h e 19h
17 de out. de 2026 - 10:00
Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia no pulmão neste sábado (17)
VATICANO
Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia no pulmão neste sábado (17)
17 de out. de 2026 - 09:58