A cidade de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil. O homem de 41 anos fez viagem recente à Espanha e está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.
A Prefeitura de São Paulo também faz o acompanhamento do caso suspeito de uma mulher de 26 anos. Além dela, a gestão municipal também monitora familiares e pessoas que residem próximo à paciente.
Brasil confirma primeiro caso da varíola dos macacos
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Brasil ainda tem sete casos da varíola dos macacos em investigação em outros estados do país, segundo informações do Ministério da Saúde. Conforme o órgão, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.
Todos os pacientes estão em isolamento e sendo monitorados durante a recuperação por equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e aguardam análise laboratorial.
Leia também | Secretaria de Saúde do Ceará investiga novo caso suspeito da varíola dos macacos
Médico fala sobre os riscos de contaminação
Médico infectologista do Hospital Universitário de Brasília (UnB), André Bon trata de tranquilizar os mais preocupados sobre a possível chegada da varíola dos macacos no Brasil. “De maneira pouco frequente essa doença é grave. A maior gravidade foi observada em casos de surtos na África, onde a população tinha um percentual de pacientes desnutridos e uma população com HIV descontrolado bastante importante”, explica o especialista.
Segundo ele, no início dos anos 2000 houve um surto da doença nos Estados Unidos. “O número de óbitos foi zero, mostrando que, talvez, com uma assistência adequada, identificação precoce e manejo adequado em uma população saudável, não tenhamos grandes repercussões em termos de gravidade”.