A Região Metropolitana de Fortaleza alcançou 1,41% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no quinto mês de 2022
Fortaleza apresenta a maior inflação do país registrada no mês de maio
A maior inflação do país no mês de maio foi registrada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os dados foram publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9). Registrando 1,41% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a RMF supera a média de todas as cidades e municípios analisados na pesquisa.
A RMF teve 0,43 ponto percentual acima da taxa de 0,98% do mês de abril. A média de inflação nacional foi de 0,47% e somente Fortaleza e Salvador, com índice de 1,29%, apresentaram uma elevação acima do patamar de 1%.
Alta da inflação em Fortaleza
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo os dados do IBGE, a alta é impulsionada principalmente pelo setor de transportes com variação acumulada no ano de 9,15%.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), teve alta de 1,45% em maio, acima do registrado no mês anterior (1,03%), registrando o maior percentual do país, consequência das altas de 6,42% da energia elétrica e de 2,19% da gasolina.
Leia também | IBGE abre concurso com 48,5 mil vagas; saiba como se inscrever
Mais sobre as pesquisas
O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) produz contínua e sistematicamente o IPCA, que tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias.
O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.