O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, nesta quinta-feira (09/06), uma pesquisa com 62 opções de presentes, serviços e destinos turísticos para o Dia dos Namorados, que é comemorado no próximo domingo (12/06).
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de maio e 03 de junho em lojas físicas, no Centro, bem como em lojas virtuais, além de floriculturas e empresas de cestas de café da manhã localizadas em todas as Regionais de Fortaleza.
A maior variação foi observada nas suítes especiais, em motéis da Capital. O preço pode variar de R$ 28,00, no Barroso (Regional 9), a R$ 730,00, Parangaba (Regional 4), uma diferença de 2.507%.
Mais preços
Entre as nove lojas físicas pesquisadas, no Centro de Fortaleza, o menor preço foi encontrado no barbeador elétrico, que pode ser comprado por R$ 63,85. Ainda nos itens de embelezamento, e também no Centro, a maior variação está no preço do depilador, que pode sair de R$ 179,00 a R$ 349,00, uma diferença de 95%.
Leia também | Fortaleza apresenta a maior inflação do país registrada no mês de maio
Se a opção for um celular, o presente pode custar de R$ 639,00, na compra pela internet, a R$ 4.899,00, também de forma virtual, variando os preços por configuração, tecnologia, armazenamento ou marca.
Para os românticos, a opção pode ser o ramalhete de rosas, com seis unidades, que pode ser comprado por R$ 42,00 a R$ 150,00, uma variação de 257%.
Há ainda opções de preços de perfumes importados, custando 30ml, cerca de R$ 208,90 a R$ 339,00, conferindo uma variação de 62%. Já um frasco de 100ml, pode sair de R$ 319,00 a R$ 559,00, uma diferença de 75%.
Cuidados e direitos nas compras do Dia dos Namorados
- É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela.
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada;
- Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
- Guarde encartes e anúncios publicitários de hospedagens, bem como de contratação de serviços;
- É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
- Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
- Produto em promoção ou liquidação, possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
- Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
- Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
- No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
- A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
- A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
- A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
- Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<