Fortaleza registrou uma redução de 75% nos roubos de cargas durante o mês de maio de 2022. Os dados foram divulgados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). No período, foi registrado um caso, contra quatro, no mesmo recorte de meses em 2021.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Também no acumulado do ano, entre janeiro e maio de 2022, a capital apresentou redução significativa no indicador. Foram sete casos, contra 12 ocorrências registradas no mesmo período, em 2021. A queda foi de 41,7%, conforme a estatística da Supesp.
Seguindo a tendência de queda em maio de 2022, o Ceará teve diminuição estimada em 37,5% nos roubos de cargas, caracterizados como Crime Violento contra o Patrimônio (CVP). Foram cinco ocorrências no mês passado, contra oito, em 2021. No acumulado entre janeiro e maio, a redução ficou em 14,3%, com 18 crimes em 2022, contra 21, ocorridos nos cinco primeiros meses do ano anterior.
Leia também | Policiais encontram crianças perdidas na avenida Beira Mar e as devolvem à mãe
O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Nazareno Nunes, destaca a importância das ações preventivas realizadas pela unidade da PMCE para manter, mês a mês, os índices em constante retração.
“Atuando com 23 postos de fiscalização no interior, dois postos avançados, cinco postos fixos na Região Metropolitana, viaturas, motocicletas e com aproximadamente 180 policiais militares diariamente. Conseguimos realizar fiscalizações a caminhões, suas cargas e também documentação. Essa rotina contribui para a continuidade desses bons índices. Outro fator que deve ser mencionado é o fato dos nossos postos estarem localizados em pontos estratégicos e rodovias próximas às divisas com outros estados”.
Centro de Fortaleza tem redução de 43,9% nos roubos em maio
Os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) na região do Centro de Fortaleza apresentaram redução de 43,9% no último mês de maio em comparação ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram 164 crimes, no quinto mês do ano passado. Já neste ano foram 92, conforme levantamento feito pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os CVPs englobam todos os tipos de roubos, exceto latrocínio.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<