Segundo o consultor em infectologista da Escola de Saúde Pública, Dr. Keny Colares, a possibilidade de uma quarta onda de Covid-19 no Ceará não está descartada. Até abril os números melhoraram, de acordo com o especialista, mas desde o começo de maio os indicadores voltaram a piorar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Keny Colares explica que apesar da piora atual não ser acentuada e rápida, mas de nível nacional e internacional, tem mostrado que a pandemia talvez vá cursar por ondas de aumento.
“Desde 2020 que a gente lida com essa angústia de parecer que a doença acabou e depois volta tudo de novo. A gente precisa se resguardar para não ser ludibriado sempre que a onda baixa. Hoje temos uma população mais imunizada, mas a partir de 90 ou 120 dias essa proteção vai caindo. Além disso, o vírus pode se reinventar e aparecer em uma nova variante”, informa.
Segundo o médico infectologista, apesar de sinais de aumento dos indicadores da Covid-19, a subnotificação preocupa ainda. Isso acontece porque as pessoas podem não estar fazendo o teste ou estarem fazendo em locais que não notifiquem, como os testes de farmácia. Isso dificulta o maior controle da doença.
“Com certeza a gente fica muito exposto com a desorganização da subnotificação. E se vier uma variante nova, a gente vai estar despreparado, isso é preocupante”, reforça.
Covid-19: Uso de máscara e quarta onda no Ceará
“A gente pode e deve utilizar as máscaras onde o ambiente é fechado e tem pouca circulação de ar, mesmo que não seja obrigatório”, destaca Keny Colares. Ele diz que vale o bom senso, dependendo também da quantidade do fluxo de pessoas, principalmente aqueles que têm comorbidades ou que vivem com pessoas assim.
Leia mais | Uso de máscaras volta a ser recomendado em ambientes fechados no Ceará
Quarta dose da vacina
A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na quinta-feira (9/6), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em trabalhadores da saúde que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses, além da população geral acima de 50 anos de idade.
A aplicação da nova dose de reforço ocorre sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<