As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas na quinta-feira (16/6) e sexta-feira (17/6), devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo definido na Portaria ME Nº 5.407, publicada na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Agências do INSS
A Central Telefônica 135 também não funciona no feriado de quinta-feira) para atendimento humano, mas é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA). O documento informa que quem tem agendamento marcado para sexta-feira (17) deve ligar para o telefone 135 para reagendar o atendimento.
Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site) e a Central Telefônica 135. Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS. Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Agências bancárias fechadas
Agências bancárias de todo país estarão fechadas na quinta-feira (16). A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que informa a suspensão do expediente das agências, mesmo em cidades onde o feriado tenha sido antecipado, como a capital de São Paulo.
A decisão leva em conta uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera sábados, domingos e feriados nacionais dias úteis para atividades bancárias, assim como a segunda e terça-feira de carnaval e o dia de Corpus Christi. Com isso, as demandas que só podem ser resolvidas presencialmente, nas agências, voltam a ser atendidas na sexta-feira, dia 17 de junho, normalmente.
Leia mais | Confira calendário de feriados em 2022 no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<