Eleição de Bode Ioiô como vereador de Fortaleza completa 100 anos; entenda a história | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
CENTENÁRIO
Eleição de Bode Ioiô como vereador de Fortaleza completa 100 anos; entenda a história
De acordo com a história popular, ele foi nomeado como Bode Ioiô por percorrer sempre o mesmo caminho, entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 19 de junho de 2022
Eleição de Bode Ioiô como vereador de Fortaleza completa 100 anos; entenda a história
Foto: Divulgação

Personagem da cidade de Fortaleza, o Bode Ioiô ganhou o mundo com sua história inusitada. Ele ganhou fama quando foi eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato protesto da população. Conta a memória de Fortaleza que o caprino tinha livre trânsito pela cidade, sem ser incomodado pelos fiscais da Intendência, adentrando vários estabelecimentos comerciais, principalmente os Cafés, onde desfrutava do carisma de muitos e de vários tipos de regalias.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a história popular, ele foi nomeado como Bode Ioiô por percorrer sempre o mesmo caminho, entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Há exatos 100 anos, com a população descontente com a política local, o animal foi eleito vereador da cidade. Ioiô nunca foi empossado oficialmente, mas virou celebridade e foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará, logo após sua morte, em 1931.

Centenário da eleição de Bode Ioiô

Citado em obras de memorialistas cearenses como o poeta Otacílio de Azevedo e o historiador Raimundo Girão, é um dos mais célebres personagens populares de Fortaleza, assunto de documentários, histórias de cordel e livros infantis, chegando a ser tema de enredo de escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti, em 2019.

Leia também | Museu do Ceará comemora 90 anos do Bode Ioiô com programação especial; confira os detalhes

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Deixe seu comentário