A partir de terça-feira (21/06), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 na população a partir de 40 anos terá início em Fortaleza. A aplicação da nova dose de reforço ocorre sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em suas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, celebrou a nova notícia.
“Então, se já recebeu a terceira dose há pelo menos quatro meses, vá se vacinar. Não precisa de agendamento. Basta conferir os locais de vacinação na programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza. A aplicação da nova dose de reforço para essa faixa etária foi recomendada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20)”, disse.
A aplicação da quarta dose nesta faixa etária foi recomendada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20/06). O público acima de 50 anos já estava liberado para receber a quarta dose desde o início do mês de junho deste ano.
Leia também | Covid 19: especialista explica se uma quarta onda é possível no Ceará
Documentos necessários no ato da vacinação
Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.
Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza
Até o último domingo (19/06), 2.393.996 residentes do município receberam a primeira dose, 2.259.644 receberam a segunda dose, 1.361.372 a terceira dose e 186.285 receberam a quarta dose.
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
O Ministério da Saúde decidiu intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país e seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo novo coronavírus.
A campanha de estímulo à vacinação contra a covid-19 chega no momento em que o Ministério da Saúde liberou a segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas que têm a partir de 40 anos de idade. De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir de hoje (20). A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<