Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem se consolidado como o berço das tartarugas no Ceará. O município é o primeiro município da região e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos dos animais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Tartarugas em Caucaia
Caucaia tem cerca de 44 quilômetros de litoral propicio para a desova das tartarugas, principalmente das espécies em extinção. Os animais são essenciais para o ecossistema do oceano, pois mantém a cadeia alimentar marinha em equilíbrio.
A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), tem feito o monitoramento dos ninhos de tartarugas no litoral caucaiense. De janeiro a junho deste ano, o IMAC registrou mais de 28 ninhos e 2.095 mil nascimentos de tartarugas de pente, espécie ameaçada de extinção.
Conforme o IMAC, a presença de tartarugas nas praias de Caucaia é um indicativo de que o meio ambiente está em equilíbrio. O instituto reforça que a preservação do meio ambiente marinho depende tanto da gestão como da comunidade. Se encontrar alguma tartaruga em período de desova, algum ninho ou encalhe desse animal, a pessoa deve entrar em contato com a Ouvidoria do Imac através do whatsapp (85) 99784-5339.
Leia mais | Ceará confirma primeiro caso de doença em gatos que pode afetar humanos
Ceará está entre os estados com maior população de gatos
O último levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta um dado curioso: a predominância do número de gatos em relação ao número de crianças.
O estado do Piauí possui a maior população de gatos (32%) superior a de crianças (21%). Quem aparece em segundo lugar no ranking é o Ceará, que possui 29% mais gatos que crianças. Conforme o IBGE, há mais concentrações de gatos em estados do Nordeste, Sul e Norte do país.
Por outro lado, a maior população de crianças em relação a de gatos é registrada no Acre e no Amazonas (28%).
O IBGE estima que a população de gatos no Brasil seja de cerca de 23 milhões, o que equivale a cerca de 10% da população de humanos no Brasil. Já a população de crianças na faixa etária até 14 anos de idade é 20,8% da população.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<