Em nota divulgada nesta terça-feira (21/06), o Ministério das Relações Exteriores parabenizou Gustavo Petro pela vitória nas eleições presidenciais da Colômbia. Essa foi a primeira manifestação oficial do Brasil desde os resultados do pleito divulgados, na noite de domingo (19/6).
O Ministério afirmou que deseja a continuidade e o aprofundamento das relações entre os dois países.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Diferente da maioria dos presidentes da região, o Jair Bolsonaro ainda não desejou felicitações a Gustavo Petro. Por outro lado, fez críticas ao novo presidente criticando seu discurso e o comparando com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia, ele é economista e ex-combatente da guerrilha M-19.
Veja a nota completa divulgada pelo Itamaraty:
Eleição presidencial na Colômbia
O governo brasileiro congratula o senador Gustavo Petro por sua eleição à presidência da Colômbia.
Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos.
Leia também | Record TV divulga pesquisa sobre disputa para o Governo do Ceará
Colômbia elege Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país
Neste domingo (19/6), os colombianos marcaram presença nas urnas para eleger o novo presidente do país. Na disputa do segundo turno na Colômbia, Gustavo Petro foi o vencer com 50,51% dos votos válidos. Seu adversário político, Rodolfo Hernández teve 47,22%.
A realização de uma nova reforma agrária, a implementação de fontes de energia renováveis, as políticas voltadas às minorias sociais, a desobrigação do serviço militar e a reforma tributária são algumas das propostas do candidato vencedor.
Petro, que tem 62 anos, já exerceu o mandato de deputado e de prefeito em Bogotá, capital da Colômbia. Ele tem formação em economia e atualmente ocupa o cargo de senador. O partido de Petro é o Colombia Humana. Ele, inclusive, foi um dos fundadores do grupo político.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<