Maria Clara dos Santos, moradora de Nova Olinda, visitou a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) situada em Juazeiro do Norte. A menina, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), demonstrou interesse crescente pelo trabalho dos socorristas a ponto de seus familiares começarem a perceber avanços em seu aprendizado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Samu de Juazeiro do Norte
Movida pela curiosidade da filha, Suelia Vila Nova entrou em contato com o condutor Valdez Cardoso. O objetivo era assegurar à Clarinha a oportunidade de ver, de perto, a atuação das equipes emergencistas.
Mais informações na reportagem do Balanço Geral Manhã:
Leia mais | UPAs em Fortaleza oferecem serviços odontológicos de urgência e emergência
Em 14 anos de serviço, Samu Ceará atende a quase 3 milhões de chamados
Após a inauguração oficial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), em 2008, o equipamento contabiliza 2.973.901 chamados ao número 192 e 460.955 atendimentos e transferências inter-hospitalares – quando há o deslocamento de equipes por meio de uma unidade móvel – em todo o Estado.
O serviço já foi expandido para 100% dos municípios cearenses entre o fim de 2020 e início de 2021. No ano passado, em meio à pandemia de covid-19, o Samu bateu recorde de atendimentos e transferências, somando 84.683 ocorrências. A doença respiratória foi a principal causa da procura de pacientes pelo Serviço no ano passado, com 16.474 assistências, entre atendimentos e transferências inter-hospitalares.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<