A Polícia Federal deflagrou a operação policial “Stop Hating”, na manhã desta terça-feira (21/06), em Fortaleza. A ação tem o objetivo de interromper esquema criminoso envolvendo crimes de ódio praticado através da internet, consistente em publicações de comentários de cunho racista.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Crimes de ódio
Policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal, em domicílio investigado na capital cearense. A busca tem como objetivos interromper práticas ilícitas e apreender celulares, documentos e outras mídias para instrução de Inquérito Policial para detalhamento da atuação do suspeito do crime investigado, um cidadão americano com residência no Brasil.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início no ano de 2021, a partir de cooperação policial através da Interpol e elucidaram publicações de comentários racistas e incitando a violência em vídeos na internet. O investigado poderá responder pelo cometimento, em tese, do crime de ódio – artigo 20 § 2º da lei 7.716/89, com penas de até 5 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido.
Leia mais | Projeto que reduz valor de Internet é aprovado na CMFor
Reduz do valor de Internet
O projeto de indicação que prevê a transferência do pagamento da taxa de utilização dos postes, utilizados pelos provedores de internet, para o Município foi aprovado na Câmara dos Vereadores de Fortaleza. Os valores eram recolhidos e repassados à Enel. Com a aprovação, toda a população fortalezense poderá ser beneficiada com a redução dos custos pelos provedores em mais de 200%.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<