Na tarde desta sexta-feira (24/6), a governadora Izolda Cela anunciou por meio das redes sociais, que as medidas do decreto de enfrentamento à pandemia serão mantidas. Com isso, permanece em todo o Ceará a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e locais abertos passíveis de aglomeração.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Os números mostram aumento da positividade de casos da Covid no Ceará. Porém, muito em função da vacina, não temos aumento na quantidade de internações graves nem registro de óbitos. Seguimos com a recomendação do uso de máscaras em locais fechados, sobretudo escolas, e espaços abertos com aglomeração. Lembrando que o uso da máscara continua obrigatório no transporte coletivo e nas unidades de saúde (hospitais, UPAs, postos de saúde, policlínicas etc.)”, informou Izolda Cela.
Diante do aumento de casos positivos para a covid-19 observado no Brasil, a chefe do Executivo Estadual voltou a defender a importância das doses complementares, que mantêm bons níveis de resposta imunológica à infecção pelo coronavírus.
“Reforço, mais uma vez, a importância de todos se vacinarem. Procurem os locais de imunização para receberem as doses de reforço. Seguiremos intensificando as ações de vacinação em todo o estado. Juntos, vamos superar essa pandemia”, pontuou a governadora.
Leia também | Covid 19: especialista explica se uma quarta onda é possível no Ceará
Vacinação no Ceará
Atualmente, 91,12% dos cearenses completaram o esquema inicial de vacinação (primeira e segunda doses) e 60,36% tomaram a primeira dose de reforço. Mais de 21 milhões de doses foram aplicadas no Ceará.
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
O Ministério da Saúde decidiu intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país e seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo novo coronavírus.
A campanha de estímulo à vacinação contra a covid-19 chega no momento em que o Ministério da Saúde liberou a segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas que têm a partir de 40 anos de idade. De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir de hoje (20). A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<