A autônoma Nivia Rocha comemorou a última sessão de quimioterapia pelas ruas de Fortaleza. “Buzine para mim” e “comemore comigo”, diziam as mensagens escritas nos vidros dos carros. A celebração aconteceu na última quinta-feira (23).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Mulher comemora última sessão de quimioterapia
A família de Nivia ajudou nos preparativos da comemoração. Os familiares pintaram e gravaram as pessoas que interagiam na ação. A mulher trata um câncer de mama, que foi descoberto no fim de 2020. Ela passou por 16 sessões de quimioterapia.
Por onde ela passava, o barulho era de alegria. “Deus nunca falha. Obrigada meu Pai por esse dia tão especial e por ser minha fortaleza”, postou a mulher nas redes sociais.
Mais informações na reportagem do Balanço Geral Manhã:
Leia mais | Pesquisadores identificam método capaz de prever gravidade da covid-19
Anvisa aprova primeira terapia gênica contra câncer no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou pela primeira vez um produto utilizado em um tipo específico de terapia para modalidades de câncer originadas no sangue (hematológicos), como leucemia, linfoma e mieloma.
O produto é indicado para pessoas com até 25 anos de idade com determinados tipos de Leucemia Linfoblástica Aguda, bem como para pacientes adultos com tipos específicos de Linfoma.
Na avaliação da Anvisa, essa é uma forma de terapia pioneira. A equipe técnica da Agência avaliou que o produto cumpre os requisitos mínimos de segurança e eficácia. O produto Kymriah, da empresa Novartis, poderá ser aplicado em terapias que empregam as chamadas células CAR-T para o tratamento destes tipos de tumor. Segundo a agência, esse tipo de tratamento atua por meio da coleta e alteração das células imunes dos pacientes.
Neste método as células do paciente são coletadas para serem alteradas com a inclusão de um novo gene. Este gene contém uma proteína que direciona as chamadas células T para atuar contra as células tumorais. Após a modificação, as células são incorporadas no produto que será aplicado no paciente.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<