Ícone do site Portal GCMAIS

Sem definição do PDT, Roberto Cláudio reconhece que eleições ao Governo do Ceará serão um “desafio”

Sem definição do PDT, Roberto Cláudio reconhece que eleições ao Governo do Ceará serão um desafio

Foto: GCC

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan News Fortaleza FM 92.9, na manhã desta sexta-feira (8). O pré-candidato do PDT ao Governo do Ceará traçou perspectivas sobre as eleições deste ano, falou sobre as alianças do PDT, fez críticas ao candidato da oposição e abordou outros assuntos.

Última pesquisa para o Governo do Ceará

O pedetista avaliou a pesquisa mais recente do PDT ao Governo do Ceará. No estudo, o pré-candidato aparece em empate técnico com Capitão Wagner.

“A pesquisa foi registrada justamente para entender o cenário político do momento. Pesquisas não são definitivas, elas são expressões do desejo popular. E essa pesquisa sinaliza algumas coisas. Ela traz pro meu coração um sentimento de grande responsabilidade com o presente e o futuro do Ceará. E a gente tem que ter uma humildade para reconhecer que tem uma força de oposição que tem aceitação popular. E entender também que o mais importante nesse momento é a gente entrar na sintonia do batimento do coração do povo cearense. O que estará em jogo nessa eleição é a necessidade e a importância da gente manter o Ceará nesse ciclo de prosperidade e de avanços. E este ano não será um embate eleitoral fácil. O importante é que o Ceará precisa continuar avançando”, afirmou o pré-candidato.

Candidato do PDT no Ceará

O PDT deve escolher, em breve, um dos quatro pré-candidatos (Izolda Cela, Evandro Leitão, Mauro Filho e Roberto Cláudio) para disputar a eleição ao Governo do Ceará. Segundo Roberto Cláudio, o partido deve permanecer unido após a indicação.

“Tudo isso se resolve quando a gente chegar a uma decisão. O mais importante é que todos nós quatro, independente da decisão, estaremos juntos. Tudo isso é importante para a gente medir o termômetro popular. A pesquisa mais recente demonstra que será um desafio essa eleição”, garante.

A escolha do vice-candidato

A escolha do vice-candidato ainda é uma incógnita dentro do PDT.  “A gente não tem nem o nome do candidato, imagina o vice. O que posso dizer é que tem um tempo para maturar. Não adianta a gente acelerar ou atrasar. Tem um tempo natural dessas coisas. A gente tem um prazo eleitoral e nós estamos trabalhando para chegar nessa decisão antes do prazo do início das convenções, que começam a partir do dia 20. E vamos com muita humildade procurar nossos aliados e as manifestações da sociedade”, frisou o pedetista.

Alianças políticas

A sigla deve buscar alianças para a disputa no Ceará, segundo o ex-prefeito.

Publicidade

“O PDT estabeleceu uma dinâmica: da gente fazer essa discussão interna, mas não só da gente com a gente, da gente com o povo. Eu tenho rodado desde outubro regiões do Estado inteiro, tenho conversado com pessoas, tratado de ouvir. A gente está nessa caminhada, na sintonia do batimento do coração do povo cearense, e, a partir daí, a gente vai construir uma candidatura. E os grandes nomes do partido têm conversado com outras siglas para fazer alianças. O PDT deve chegar a uma decisão a partir dessa construção de uma aliança mais ampla possível”, explicou Roberto Cláudio.

Críticas à oposição

Na entrevista, o pedetista teceu críticas ao candidato da oposição, Capitão Wagner.

“O Ceará não pode correr nenhum risco de retrocesso. O que está em jogo é esse estado de respeito e responsabilidade. O que está apresentado aí é a fórmula do fracasso, é o espelho do Bolsonaro. É o retrato do tempo de trevas que o Brasil vive, que interpreta a política não como a linguagem do amor, mas a política como linguagem do ódio. O atual candidato, como o Bolsonaro, não se apresenta como uma pessoa que tem uma expressão de amor ao povo”, criticou.

Confira a entrevista na íntegra

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Capitão Wagner e Roberto Cláudio aparecem tecnicamente empatados

A pesquisa Quaest que apresenta o desempenho dos pré-candidatos ao Governo do Ceará foi divulgada na última quarta-feira (6). O estudo, contratado pelo PDT, foi realizado entre 27 de junho e 1º de julho.

O levantamento mostra o desempenho dos quatro pré-candidatos da sigla em uma eventual disputa com o nome da oposição. Na pesquisa, o deputado federal licenciado Wagner Sousa (União Brasil) aparece tecnicamente empatado com ex-prefeito Roberto Cláudio. Já Izolda Cela tem 22 pontos a menos que o candidato da oposição.

O instituto ouviu 1.500 eleitores em 49 municípios do Ceará. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa estimulada do PDT

Capitão Wagner – 44%
Roberto Cláudio – 40%
Indecisos – 3%
Branco/nulo – 12%

Capitão Wagner – 52%
Izolda Cela – 30%
Indecisos – 4%
Branco/nulo – 14%

Capitão Wagner – 55%
Mauro Filho – 23%
Indecisos – 3%
Branco/nulo – 18%

Capitão Wagner – 59%
Evandro Leitão – 17%
Indecisos – 5%
Branco/nulo – 19%

Leia mais | Record TV divulga pesquisa sobre disputa para o Governo do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile