RACISMO

Casal sofre racismo dentro de unidade hospitalar, em Caucaia

As vítimas chegaram a registrar parte das ofensas com o celular.

Compartilhe:
13 de julho de 2022
Victor Mendes

Um casal foi vítima de racismo por uma senhora de 63 anos, dentro de uma unidade de saúde no bairro Cigana, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o homem, a idosa estava na fila para conseguir medicação e começou a ofender o próprio marido que a estava acompanhando.

Casal sofre racismo dentro de unidade hospitalar, em Caucaia
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O casal tentou apaziguar a situação, mas a senhora passou a falar ofensas para os dois. Com um celular, as vítimas conseguiram registrar parte dos insultos.

Nas imagens, a idosa aparece bastante alterada sendo contida por um policial municipal. Ao mesmo tempo em que ela conversa com o agente, ela continua ofendendo uma das vítimas.

O homem, que não quis se identificar, informou como foi a prisão da idosa.

“Ela me chamou de macaco, preto imundo e ainda ficou gritando essas palavras para todo mundo ouvir. Falou mal da minha noiva também. Fomos para a delegacia fazer o boletim de ocorrência porque ela cometeu um crime”, disse.

Após as injúrias, o casal foi à delegacia da região para fazer um boletim de ocorrência comunicando as injúrias que sofreram. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), informou que Maria das Graças Moura Soares foi conduzida à Delegacia Metropolitana de Caucaia e autuada pelo crime de racismo. Ela ficará sob responsabilidade da justiça. Um inquérito foi instaurado para apurar os crimes.

Leia também | Sisu: começa hoje período de matrícula em universidades públicas

Entenda a diferença entre injúria racial e crime de racismo

A principal diferença entre o crime de injúria racial e racismo é a quem é dirigida a ofensa. No dia 20 de maio, a corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou a abertura de processo disciplinar contra o vereador Camilo Cristófaro (Avante) por uma frase racista dita por ele em sessão da Casa. A Agência Brasil conversou com o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo (OAB-SP), Irapuã Santana do Nascimento da Silva, que explicou a diferença entre as tipificações penais.

“Se você tem uma ofensa dirigida para uma pessoa ou um grupo determinado de pessoas, que você consiga destacar essas pessoas, é injúria racial. Quando você tem um número grande de pessoas sem conseguir individualizar, se você pratica essa ofensa para toda uma coletividade, você tem o crime de racismo. No caso do vereador, como ele fala que é coisa de preto, isso acaba trazendo uma ofensa a toda a comunidade negra, que são mais de 100 milhões de pessoas”, explicou o presidente da comissão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.