Ícone do site Portal GCMAIS

Cidades do Ceará devem ficar sem abastecimento de água nesta quinta-feira (14); confira quais

Cidades do Ceará devem ficar sem abastecimento de água na quinta-feira (14); confira quais

Foto: Governo do Ceará

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que sete cidades do Ceará, localizadas na região da Ibiapaba, devem ficar sem abastecimento de água nesta quinta-feira (14). A paralisação programada é realizada para manutenção preventiva do equipamento da empresa. Os municípios que ficarão com abastecimento de água suspenso temporariamente são Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba e Carnaubal.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Abastecimento de água

A previsão de conclusão do serviço é às 16h do mesmo dia, com redistribuição imediata da água. Entretanto, para as áreas elevadas ou mais distantes da estação de tratamento de água, devido à pressão, o equilíbrio total do sistema pode ocorrer em até três dias.

Durante o período de suspensão do abastecimento, a Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.

Leia também | Conta de luz no Ceará: tarifa deve passar por redução neste mês de julho

Publicidade

Conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, na última terça-feira (12), a revisão tarifária extraordinária de dez distribuidoras espalhadas pelo Brasil. Entre elas, está a Enel Ceará. No Estado, a conta de luz deve ter redução de 3,01% nas tarifas vigentes e de 3,02% nas tarifas vigentes para consumidores residenciais de baixa renda. Além disso, o efeito total da retirada do ICMS do cálculo de Pis/Confins nas tarifas será de 5,27% para a população cearense. E vale ressaltar que as novas tarifas entram em vigor a partir de quarta-feira (13).

A Aneel promove essa ação de revisão tarifária em decorrência da aplicação da Lei nº 14.385/2022, para considerar a devolução de valores advindos de ações judiciais transitadas em julgado que estabeleceram a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins cobrado na conta de energia. Contudo, a agência já vinha realizando a devolução de tributos de forma excepcional desde 2021, em processos tarifários realizados entre 2021 e 2022.

Sair da versão mobile