De acordo com a pesquisa, são 400 mil mulheres a mais do que homens no Estado
Ceará é a região com a menor proporção de homens no Brasil, segundo IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (22), uma pesquisa sobre a população brasileira. No estudo, o Ceará aparece como o Estado com a menor proporção de homens no Brasil. A população masculina é de 47,7%, contra 52,3% de mulheres, conforme o levantamento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os resultados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que projetou dados para 2022. De um total de 9,23 milhões de cearenses, 4,4 milhões são homens e 4,8 milhões são mulheres.
No Brasil
Em 2021, as mulheres representavam 51,1% da população do País, totalizando 108,7 milhões, enquanto os homens correspondiam a 48,9% (103,9 milhões). Em dez anos, não houve diferença significativa nessas porcentagens.
Ou seja, existem 95,6 homens para cada 100 mulheres residentes no País. Esse número é similar ao verificado em 2012. Segundo o analista da pesquisa, Gustavo Fontes, essa diferença pode ter origem nos fluxos migratórios dos sexos.
“Além da diferença de mortalidade, isso pode ter relação com os padrões de migração. Um dos fatores que pode influenciar é o tipo de atividade econômica exercida em cada região. Nas fronteiras agrícolas e minerais, por exemplo, o tipo de trabalho atrai mais a mão de obra masculina”, afirmou.
Alagoas (47,8%), Distrito Federal (48,1%), Rio de Janeiro (48%) e Sergipe (48%) aparecem em seguida na lista de unidades federativas com menor proporção de homens. Em apenas seis estados, a população masculina é superior, sendo maior no Amazonas (51,5%).
Leia também | Saiba que linhas de ônibus vão passar por pontos turísticos de Fortaleza durante as férias
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.