Ceará

Filhote de baleia Jubarte encalha em praia de Morro dos Patos em Itarema

Segundo o projeto baleia Jubarte, já encalharam na costa do Brasil 14 baleias Jubartes

Compartilhe:
25 de julho de 2022
Teste Teste
Filhote de baleia Jubarte encalha em praia de Morro dos Patos em Itarema
Foto: Reprodução

Um filho fêmea da baleia jubarte encalhou na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 8h da manhã, na praia de Morro dos Patos, em Itarema, no litoral Oeste do Ceará. Segundo a bióloga e coordenadora da ONG Eco Icarai, Allana Cristina Araújo Loiola Carneiro, o filhote já havia encalhado por volta das 12h deste domingo (24) na praia de Moitas, no litoral de Amontada, e foi devolvido ao mar por bugueiros. Entretanto, ele voltou a encalhar na manhã desta segunda em Morro dos Patos em Itarema, contudo o animal já estava morto.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ainda segundo a bióloga o filhote apresentava um ferimento feito por um objeto cortante e ela acredita que alguém tenha retirado um pedaço do animal para usar como isca, ela disse ainda que, segundo o projeto baleia Jubarte, já encalharam na costa do Brasil 14 baleias Jubartes. A espécie vem para o Brasil nessa época do ano para acasalar e dar à luz aos filhotes.

Leia também | IBGE abre seleção para 398 vagas; salários podem chegar a R$ 2,1 mil

“Não podemos especular, mas sendo um filhote ainda não tem muita mobilidade na água e pode ter se perdido da mãe até encalhar na praia”, ressaltou a especialista. Uma equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) foi acionada para realizar a necropsia e a retirada do animal da praia. No local onde o animal está foi isolado, foi colocado uma lona para evitar que ele se decomponha mais rapidamente.

Mais detalhes no Balanço Geral Manhã

Confira o conteúdo completo no Sobral Online.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<