SAÚDE

Covid-19: 4ª onda pode estar acabando em Fortaleza

Pesquisa aponta redução da carga viral nas estações de tratamento de esgoto na capital

Compartilhe:
2 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

Um novo levantamento dos níveis do vírus da covid-19 nos esgotos de Fortaleza indicam que a quarta onda da doença está chegando ao fim na capital cearense. Os dados foram coletados pela Rede de Monitoramento Covid Esgotos e apontam a redução da carga viral nas estações de tratamento desde o dia 17 de julho.

Covid-19: 4ª onda pode estar acabando em Fortaleza
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cec), o estudo tem relevância por sugerir quando começou e quando terminou a quarta onda da doença em Fortaleza. Em maio, os pesquisadores do Centro alertavam para o início da quarta onda, quando as estações de esgotos e sub-bacias registraram um aumento do vírus nas amostras coletadas.

Covid-19 no Ceará

Apesar de trazerem o recorte da situação da Capital, os índices também refletem a situação nos municípios em todo Estado.

 “Nós sabemos que em Fortaleza começa a maioria das ondas de covid-19. O fato dela apontar a queda da maior concentração do vírus, é um importante indicativo de que esse cenário possa repercutir nos demais municípios cearenses”, explica o cientista-chefe da Saúde no Ceará e coordenador do Cisec, José Xavier Neto.

Ainda segundo o especialista, mesmo com a realização de grandes eventos recentes na Capital, a interpretação continua favorável para o fim da quarta onda, dado o grau de tempo e de dispersão que são necessários para promover um ciclo epidemiológico da doença em uma cidade como Fortaleza.

Quarta dose da vacina contra Covid-19 é liberada para público acima de 18 anos em Fortaleza

No dia 20 de julho, foi liberada aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em adultos a partir de 18 anos que receberam a terceira dose da vacina há pelo menos quatro meses. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto por meio de suas redes sociais. De acordo com o gestor, a aplicação ocorrerá sem a necessidade de agendamento prévio. “Vamos vacinar este público por livre demanda”, enfatizou Sarto.

Ainda segundo a publicação do prefeito, o atendimento ocorrerá todos os dias da semana, das 9h às 17h, nos locais em que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.

Leia também | Fortaleza inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos a partir de segunda-feira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.