A presença das mulheres na política ainda tem muito o que avançar, o número de candidatas é bem menor que o de candidatos, mesmo que o sexo feminino represente 52% da população brasileira.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Mesmo sendo a maioria do eleitorado, o número de candidatas representa 33,6% e é quase metade do número de candidatos homens, 66,4%. Segundo a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (TRE-CE), Roberta Laena, os partidos precisam incentivar ainda mais a participação feminina.
“Nós não temos muitas mulheres na política, mesmo com as lutas feministas e com tantas mudanças na legislação. Nós tivemos um aumento pequeno da presença das mulheres. Hoje, temos 12% nas Prefeituras e 16% nos poderes legislativos”, destacou.
Ainda segundo a coordenadora da Escola Judiciária, algumas irregularidades graves cometidas por partidos políticos ainda são registradas nas eleições.
“ Nós temos partidos que infelizmente não financiam, não apoiam, não cumprem a legislação que diz que 5% do fundo partidário deve ser destinado a promoção de ações que incentivem mulheres na política e isso não acontece”, concluiu.
Leia mais | Pros rompe aliança com Wagner e passa a apoiar Elmano
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<