Eleições 2022

Em nova reviravolta, Justiça troca comando do Pros e partido volta a apoiar Elmano do PT

Só nesta semana, a legenda mudou seu apoio duas vezes

Compartilhe:
5 de agosto de 2022
Redação GCMAIS
Em nova reviravolta, Justiça troca comando do Pros e partido volta a apoiar Elmano do PT
Foto: Reprodução

A nova decisão judicial do ministro Ricardo Lewandowski do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgada nesta sexta-feira (5), determinou o retorno de Eurípedes Júnior à presidência nacional do Pros. A decisão modifica toda a estrutura do partido e altera o apoio para eleição majoritária no Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Após idas e vindas entre as candidaturas do PT e do PDT, o Pros volta hoje a se aliar à campanha de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Ceará. A sigla passa por instabilidades jurídicas a nível nacional, que têm refletido nas escolhas dos candidatos para apoio. 

Na última quarta-feira (03), o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) tinha anunciado a volta ao arco de aliança de apoio à candidatura de Capitão Wagner (União Brasil) ao Governo do Ceará. A reviravolta aconteceu após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o comando da sigla nacional a Marcus Pestana, afastando assim, Eurípedes Chaves.

Real Time Big Data: Wagner tem 35%; Roberto Cláudio, 26%; Elmano Freitas, 21%

Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV para a eleição ao Governo do Ceará, divulgada nesta quinta-feira (4), mostra Capitão Wagner (União Brasil) com 35% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 26%, e pelo deputado estadual Elmano Freitas (PT), com 21%. Brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 9%.

O Real Time Big Data também testou outros dois contextos colocando os nomes dos candidatos. Em um dos cenários, ainda aparece Adelita Monteiro, do PSOL, que desistiu da candidatura para apoiar Elmano Freitas.

Quando a pesquisa associa o nome dos candidatos aos padrinhos políticos, Capitão Wagner, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), também lidera com 34%. Em segundo lugar, aparece Elmano Freitas com o apoio de Lula, com 30% das intenções de voto. Roberto Cláudio, com o apoio de Ciro Gomes, fica com 25%. Brancos e nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam, 5%.

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são mencionados, Capitão Wagner registra com 29% das intenções de votos, seguido por Roberto Cláudio com 11% e Elmano, 9%. Camilo Santana (PT), candidato ao Senado, também é citado pelos eleitores com 2%. A atual governadora, Izolda Cela (sem partido), é mencionada por 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam, 42%.

Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-06152/2022 . Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

Leia também | Psol desiste de candidatura ao Governo do Ceará e decide apoiar Elmano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<