VARÍOLA DOS MACACOS

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde determina nível máximo de alerta

Trata-se de uma ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)

Compartilhe:
9 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

O Brasil contabiliza 2.293 de casos confirmados de varíola dos macacos. Diante deste cenário, o Ministério da Saúde estabeleceu nível máximo de alerta para combater a transmissão do vírus.

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde determina nível máximo de alerta
Foto: Reprodução/ Pexels

Ministério da Saúde determina nível máximo de alerta para monkeypox

No último final de semana, o órgão publicou o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox que estabelece três níveis de classificação da emergência de saúde. Para classificar a varíola dos macacos no país, a pasta determinou o último grau.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Nesse nível estabelecido, a doença é considerada uma “ameaça de relevância nacional com impacto sobre diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), exigindo uma ampla resposta governamental”. Trata-se, portanto, de uma estratégia do governo para alertar todos os órgãos de saúde do país que a varíola dos macacos necessita de atenção máxima.

O plano de contingência do Ministério informa que “este evento constitui uma situação de excepcional gravidade, podendo culminar na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN”.

Confira todo Plano de Contingência Nacional para Monkeypox

Leia também | Varíola dos macacos: Brasil negocia compra de vacina

Ceará confirma sexto caso de varíola dos macacos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou o sexto caso de monkeypox (varíola dos macacos). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8). “A Sesa informa que até este domingo (7) o Estado soma seis casos confirmados de monkeypox. Cinco são residentes de Fortaleza e um em Russas, com idades entre 20 e 43 anos”, informou a pasta estadual.

Em todas as notificações, foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, destacou a pasta. A Sesa tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.