Liminar da Justiça Eleitoral decidiu que vale a convenção comandada por Chiquinho Feitosa que pregava a neutralidade na disputa ao Governo do Ceará
Coligação de Roberto Cláudio perde apoio do PSDB, determina Justiça
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emitiu liminar que reestabelece a neutralidade da federação PSDB-Cidadania no Ceará. O tema foi alvo de polêmica no dia 4 deste mês, quando a sigla havia anunciado neutralidade ao Governo do Ceará, durante convenção comandada por Chiquinho Feitosa. A decisão foi emitida pelo magistrado na última terça-feira (9).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Neutralidade PSDB no Ceará
A decisão foi emitida na última terça-feira (9).
“Ante o exposto, defiro a liminar para sustar os efeitos das Resoluções 33 e 34/2022, restabelecendo, por conseguinte, a convenção realizada em 4/8/2022 e a vigência do órgão estadual da Federação PSDB-Cidadania no Ceará”, determinou.
Anteriormente, PSDB e Cidadania anunciaram apoio à candidatura do pedetista Roberto Claudio ao Palácio da Abolição. Na sexta-feira (5), Tasso Jereissati anunciou a nova composição da Comissão Provisória do PSDB-Ceará.
No dia 1º de agosto deste ano, o senador anunciou apoio à candidatura de Roberto Cláudio. A informação foi divulgada nas redes sociais.
“Roberto Cláudio é o nome que reúne qualidades para governar o nosso Estado”, postou o tucano.
Leia mais | Tasso retoma protagonismo em campanha ao Governo do Ceará
Real Time Big Data: Capitão Wagner tem 35%; Roberto Cláudio, 26%; Elmano Freitas, 21%
Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV para a eleição ao Governo do Ceará, divulgada na última quinta-feira (4), mostra Capitão Wagner (União Brasil) com 35% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 26%, e pelo deputado estadual Elmano Freitas (PT), com 21%. Brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 9%.
O Real Time Big Data também testou outros dois contextos colocando os nomes dos candidatos. Em um dos cenários, ainda aparece Adelita Monteiro, do PSOL, que desistiu da candidatura para apoiar Elmano Freitas.
Quando a pesquisa associa o nome dos candidatos aos padrinhos políticos, Capitão Wagner, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), também lidera com 34%. Em segundo lugar, aparece Elmano Freitas, apoiado por Lula, com 30% das intenções de voto. Roberto Cláudio, com o apoio de Ciro Gomes, fica com 25%. Brancos e nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam, 5%.
No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são mencionados, Capitão Wagner registra com 29% das intenções de votos, seguido por Roberto Cláudio com 11% e Elmano, 9%. Camilo Santana (PT), candidato ao Senado, também é citado pelos eleitores com 2%. A atual governadora, Izolda Cela (sem partido), é mencionada por 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam, 42%.
Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-06152/2022 . Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
Leia também | Real Time Big Data aponta que 57% dos cearenses aprovam governo Izolda Cela
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.