FORTALEZA

Ação de cidadania leva serviços para população em situação de rua

A ação acontece nesta sexta-feira (12), com serviços de cidadania, saúde e qualificação profissional

Compartilhe:
11 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

O Acolher, projeto de acompanhamento da população em situação de rua desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realiza mais uma ação nesta sexta-feira (12). Agora, serão atendidas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social do Residencial Luiz Gonzaga, no bairro Ancuri. Os serviços de cidadania, saúde e qualificação profissional estarão disponíveis das 9h às 16h.

Ação de cidadania leva serviços para população em situação de rua
Foto: MPCE

Entre as unidades móveis da SPS presentes estarão a van da Política sobre Drogas, com equipe multiprofissional, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; Caminhão do Cidadão, com emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF; além de serviços de atendimento psicossocial, com o Centro de Referência de Direitos Humanos.

Também serão ofertados corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças, através do Espaço Viva Gente; atendimento em saúde com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (Cois).

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) fará parte da ação, com coleta de DNA, para localizar desaparecidos; bem como os projetos “Ponte de encontro” e “Sim, eu existo”, da Prefeitura de Fortaleza. A Pastoral da Criança fará avaliação nutricional e a Defensoria Pública do Ceará prestará orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos.

Esta será a décima primeira ação do projeto. No total, a iniciativa já realizou 4.293 atendimentos, em diferentes serviços, e cadastrou 453 famílias em situação de rua. Desse modo, já foram realizadas até o momento dez ações em diferentes territórios, sendo eles: Av. Borges de Melo, Comunidade do Trilho (Papicu), Praça do Ferreira (Centro), Parque do Bizão (Beira Mar), Praça da Estação (Centro), Dragão do Mar (Centro), Praça da Bandeira (Centro), Igreja da Glória (Cidade dos funcionários), Residencial José Euclides (Jangurussu) e Residencial Cidade Jardim (José Walter).

Serviço

Projeto Acolher

Data: 12 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Residencial Luiz Gonzaga, Ancuri

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.