Os donos do animal foram diagnosticados com a infecção pelo vírus monkeypox
França relata caso de transmissão da varíola dos macacos em um cachorro
Cientistas da França relataram o primeiro caso de infecção de um cachorro pela varíola dos macacos. A publicação foi feita na revista científica, The Lancet. A hipótese é que o animal doméstico tenha contraído a doença dos donos.
Varíola dos Macacos é identificada em cachorro
De acordo com os autores, os tutores do animal são dois homens que compareceram ao Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, onde foi confirmado, após exames, o diagnóstico da doença.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A publicação relata “lesões mucocutâneas, incluindo pústulas no abdômen e uma ulceração anal fina” no cachorro de 4 anos, da raça galgo-italiano, doze dias após o início dos sintomas dos donos.
Segundo os cientistas, houve compatibilidade genética de 100% entre o vírus que infectou um dos pacientes e o do cão.
“Os homens relataram que dormiam juntos com o cachorro. Eles tiveram o cuidado de evitar que o cão entrasse em contato com outros animais de estimação ou humanos desde o início de seus próprios sintomas (ou seja, 13 dias antes de o cão começar a apresentar manifestações cutâneas)”, descrevem os pesquisadores.
Os autores concluem que o movimento do início dos sintomas em ambos os pacientes e, subsequentemente, em seu cão sugere a transmissão do vírus da varíola do macaco de humano para cão.
Leia também | Brasil é o 4º país em número de casos da Varíola dos Macacos
A doença no Brasil
O Brasil alcançou a marca de 3 mil casos confirmados de varíola dos macacos, nesta terça-feira (16). Com esse patamar, o país já é o quarto em número de casos. À frente estão a Alemanha (3.143), a Espanha (5.856) e os Estados Unidos (11.890).
Cerca de 4.000 pacientes com suspeita da doença ainda são acompanhados pelas unidades de saúde responsáveis de cada estado. Em 10 semanas, o Brasil saltou de um para três mil pacientes confirmados com a varíola dos macacos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.