Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

Fortaleza confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

Fortaleza já tem transmissão de comunitária de varíola dos macacos. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dos 23 casos confirmados no Estado, 20 são na capital cearense. Oito dos casos confirmados no município são autóctones, ou seja, de transmissão local. Isso acontece quando não é possível rastrear a origem da contaminação. Conforme a atualização desta quarta-feira, 17, dos nove novos casos confirmados no Estado, oito são residentes em Fortaleza e um residente em Jijoca de Jericoacoara.

Sobe para 23 os casos confirmados de varíola dos macacos no Ceará

Sobe para 23 o número de casos confirmados de monkeypox (varíola dos macacos) no Ceará. A informação foi confirmada pela  Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa),  nesta quarta-feira (17). Assim, dentre os pacientes que tiveram confirmação para a doença, 20 moram na Capital cearense, um no município de Russas, um em Jijoca de Jericoacoara e outro em Sobral, com idades entre 18 e 43 anos. Todos são do sexo masculino.

Oito dos casos confirmados em Fortaleza são autóctones, ou seja, de transmissão local, o que configura indicativo da transmissão comunitária do vírus no município.

Por nota, a SESA ainda informou que em todas as notificações, foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A Sesa tem monitorado e atuado ativamente junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox.

Leia também | Fortaleza oferta 3.200 vagas de cursos gratuitos para empreendedores locais 

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile