DIREITOS

Mutirão para emitir 2ª via da identidade de pessoas trans acontece nesta quinta-feira (18)

A ação acontece no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, no bairro Papicu, em Fortaleza.

Compartilhe:
17 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

Mutirão para pessoas trans será realizado, nesta quinta-feira (18), para emissão da 2ª via do documento de identidade. A ação acontece no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, no bairro Papicu, em Fortaleza. Essa edição do projeto contemplará 70 pessoas que se inscreveram previamente e agora poderão ver seus nomes e fotos retificados no documento de identificação.

Mutirão para emitir 2ª via da identidade de pessoas trans acontece nesta quinta-feira (18)
Defensoria abre inscrições para mutirão de alteração de nome e gênero de pessoas trans

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O mutirão é uma forma de garantir o acesso da população trans aos serviços de cidadania com um atendimento de qualidade. Todas as 70 pessoas que se inscreveram para tirar 2ª via da identidade também receberam atendimento do nosso setor psicossocial aqui do Centro e sabem que podem contar com nossos serviços sempre”, destaca a coordenadora do Centro Thina Rodrigues, Samilla Marques.

O Centro Thina Rodrigues é fruto de uma reivindicação histórica da população LGBT+ e oferta serviços psicossociais e jurídicos, além de contar com uma estrutura completa em um só lugar.

“Garantir a cidadania para pessoas trans é muito mais do que só um dever, é também a nossa luta diária. Nossa existência é política e a conquista de um é sempre uma conquista coletiva para população LGBT+. Cada uma destas 70 pessoas que poderão emitir a 2ª via da sua identidade estarão fortalecendo o nosso direito de existir de acordo com a identidade que nos identificamos”, reforça Narciso Júnior, coordenador Especial de Políticas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Retificação do Prenome e Gênero

A iniciativa surgiu após o I Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas Trans da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE), que contou com a parceria do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

Mutirão

O mutirão acontecerá novamente no dia 29 de agosto, quando também contará com a participação de profissionais do Caminhão do Cidadão para auxiliar os inscritos na emissão gratuita da segunda via do RG. Serão ofertados também serviços de fotografia. A ação é voltada, prioritariamente, para pessoas trans em situação de extrema vulnerabilidade social. Pessoas que participaram do primeiro mutirão serão contactadas por telefone.

Para emissão do Registro, é necessário comparecer na data marcada, com sua nova certidão e o documento antigo com foto.

Leia também | Fortaleza oferta 3.200 vagas de cursos gratuitos para empreendedores locais

Serviço

Quando: 18 de agosto, (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Local: Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, localizado na rua Valdetário Mota, 970, Papicu

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.