As capacitações ocorrem a partir desta quarta-feira (24) e seguem até sexta-feira (26). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet
Rede Cuca realiza oficinas de capacitação gratuitas para o mercado de trabalho
O Cuca José Walter recebe, entre os dias 24 e 26 de agosto, o 1º Seminário da Aprendizagem de Fortaleza. O evento é promovido pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) em parceria com a Rede Cuca. Com o tema “Juventude e mercado de trabalho: Inserção e Perspectivas”, o seminário é voltado para adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos, e contará com palestras, oficinas sobre emprego e renda, Caminhão do Cidadão com emissão de documentos, além de apresentações culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“A iniciativa tem o objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, viabilizando a transformação social, estimulando o protagonismo e o pensamento empreendedor”, destaca Iraguassú Filho, presidente da Funci. “Capacitar e direcionar jovens para o mercado de trabalho e estimular o protagonismo juvenil são atividades que já fazem parte do DNA da Rede Cuca. O Seminário da Aprendizagem vem fortalecer ainda mais essas ações e criar mais oportunidades para os nossos jovens”, diz Davi Gomes, secretário municipal da Juventude.
A programação da terça-feira (24) tem início às 8h30 com a palestra “Juventude e mercado de trabalho: Inserção e Perspectivas”, ministrada por Daniel Arêa Leão Barreto, auditor-fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e coordenador da Atividade de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRTb/CE).
A manhã segue com debate que contará com a participação do presidente Funci, Iraguassú Filho, do secretário municipal da Juventude, Davi Gomes, e do presidente do Instituto Cuca, Caiubi Mani. Já durante a tarde, a palestra “Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude”, será proferida por Josbertini Virgínio Clementino, ex-secretário de Juventude de Maracanaú e autor do Livro “As Políticas de Juventude na Agenda Pública Brasileira: Desafios e Perspectivas”.
As oficinas serão realizadas durante a quinta-feira (25/08). Pela manhã, entre 8h30 e 11h30, serão trabalhados os temas: Ferramentas para o futuro do trabalho; Elaboração de projetos sociais e culturais; Elaboração de currículos. Entre 13h30 e 16h30, os temas serão: Orientações Sobre Mercado de Trabalho; e Como administrar meu tempo?. Para encerrar, haverá o Cine Debate sobre o filme “À procura da felicidade”.
Durante a manhã do último dia de evento (26/08), de 8h30 às 11h30, as instituições participantes vão realizar cadastro e seleção para disponibilizar possíveis oportunidades aos adolescentes e jovens presentes no evento, de acordo com o futuro surgimento de vagas.
O Caminhão do Cidadão oferecerá, nos dias 24 e 25/08, serviços como: emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS digital).
Programação Rede Cuca
24/08 (quarta-feira) – Cuca José Walter
– 8h30 – Apresentação cultural
– 9h30 – Palestra + debate: “Juventude e mercado de trabalho: Inserção e Perspectivas”, com Daniel Arêa Leão Barreto, auditor-fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP)
– 11h – Debate e encerramento: com José Iraguassú Teixeira Filho – presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI), Davi Gomes Barroso – secretário municipal da Juventude, Caiubi Mani – presidente do Instituto Cuca.
– 14h30 – Palestra + debate: “Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude”, com Josbertini Virgínio Clementino, ex-secretário de Juventude de Maracanaú e autor do Livro: “As Políticas de Juventude na Agenda Pública Brasileira: Desafios e Perspectivas”.
25/08 (quinta-feira) – Cuca José Walter
– 08h30 – 11h30 – Oficinas Rede Cuca
– Oficina: Ferramentas para o futuro do trabalho.
Descrição: Como se portar a uma entrevista online, a importância das redes sociais para o mercado de trabalho, ferramentas digitais e vídeo currículo.
– Oficina: Elaboração de projetos sociais e culturais.
Descrição: Objetivo de incentivar pessoas a elaborar seu próprio projeto social ou cultural com o propósito de desmistificar editais públicos e privados.
– Oficina: Oficina de elaboração de currículos.
Descrição: A oficina tem o objetivo de explicar o processo de elaboração de um currículo assertivo como forma de atrair o recrutador.
– 13h30 – 16h30 – Oficinas Rede Cuca
– Oficina 1: Orientações Sobre Mercado de Trabalho.
Descrição: Mostrar para os participantes como montar um currículo, linkedin, dicas de cursos gratuitos e, ao fim, perguntas mais realizadas durante uma entrevista.
– Oficina 2: Como administrar meu tempo?
Descrição: Abordar técnicas de planejamento, a fim de auxiliá-lo em sua vida pessoal e profissional, conhecendo melhor sua rotina e refletindo sobre as vantagens da administração do tempo.
– Oficina 3: Cine Debate: “Filme: À procura da felicidade”.
Descrição: O intuito da roda de conversa é escutar e orientar os jovens, quais são suas dificuldades e sonhos que eles visualizam ao falar de mercado de trabalho e geração de renda.
– 17h – Encerramento
26/08 (sexta-feira) – Cuca José Walter
– 8h30 às 11h30
As instituições participantes estarão realizando cadastro e disponibilizando oportunidades mediante a seleção para os adolescentes e jovens presentes no evento.
-12h – Encerramento oficial do evento
Observação: Os serviços do Caminhão do Cidadão ficarão disponíveis nos dias 24 e 25. Entre os serviços oferecidos, estão emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS digital).
Leia mais | Marinha do Brasil anuncia concurso com 40 vagas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.