Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba como solicitar o Cartão Gratuidade que dá acesso para pessoas com deficiência aos ônibus

Etufor amplia atendimento para solicitação de 1ª via do cartão gratuidade para pessoas com deficiência

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Instituto Doutor José Frota (IJF) realizaram, nesta sexta-feira (26), um encontro para a troca de informações sobre a garantia do direto à passagem gratuita para pessoas com deficiência nos ônibus da Capital. A reunião com os representantes dos órgãos da Prefeitura de Fortaleza aconteceu no Auditório do hospital e teve como objetivo reforçar as orientações sobre o benefício do Cartão Gratuidade, que garante o direito à mobilidade daqueles que mais precisam, como para os deslocamentos necessários durante tratamentos de saúde.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

No IJF, hospital de referência no socorro às lesões e fraturas graves e de alta complexidade, muitas vítimas de ocorrências de trânsito e acidentes domésticos e de trabalho acabam com sequelas severas decorrentes dos traumas, como amputação de membros e limitações cognitivas permanentes, necessitando, em vários casos, de acompanhamento pós-hospitalar prolongado para atendimento ambulatorial, troca de curativos, avaliação cirúrgica e controle de dor crônica.

Entre as equipes que compõem o quadro de multiprofissionais da unidade de saúde, o Núcleo de Serviço Social atua na orientação para a garantia de direitos dos pacientes e seus familiares, em articulação com diversas instituições, como a Etufor. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza coordena a emissão do Cartão Gratuidade no transporte público coletivo urbano para as pessoas com deficiência e contabiliza, atualmente, mais de 33.300 inscritos ativos.

Para ter acesso ao direito é preciso comprovar o tipo de deficiência por meio do laudo médico padrão, residir em Fortaleza, estar fora do mercado formal de trabalho, ser beneficiário(a) do Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou pertencer a uma família beneficiária do Auxílio Brasil, estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e dispor de renda per capita familiar de até um salário mínimo.

Publicidade

Leia mais | TSE recebe registros de candidatura à presidência da República

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile