SAÚDE

Varíola dos macacos: Anvisa aprova liberação de vacina e medicamento

O imunizante é destinado para adultos com idade igual ou superior a 18 anos

Compartilhe:
26 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

O uso da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do medicamento tecovirimat para o tratamento da doença no Brasil foram liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para garantir a aprovação, a agência analisou dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA).

Varíola dos macacos: Anvisa aprova liberação de vacina e medicamento
Foto: Agência Brasil

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Vacina contra a varí0la dos macacos

A Anvisa destacou que a dispensa temporária e excepcional de registro da vacina e do medicamento se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses. O imunizante é destinado para adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

Na última quinta-feira (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos vem caindo após uma tendência de alta que durou um mês.

“Há sinais de que o surto está diminuindo na Europa, onde uma combinação de medidas eficazes de saúde pública, mudança de comportamento e vacinação está ajudando a prevenir a transmissão”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

No Brasil, o número de casos confirmados até a noite de quarta-feira era de 4.144, segundo dados do Ministério da Saúde.

Leia também | Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar Covid-19

Saúde lança campanha sobre a monkeypox

Com o conceito ‘Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa’, o Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira (22), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.