PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Barroso marca para sexta-feira julgamento do piso nacional da enfermagem

Tema será apreciado no plenário virtual da Corte e divide profissionais, empresas e o setor político

Compartilhe
Barroso marca para sexta-feira julgamento do piso nacional da enfermagem
Foto: GCMais

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima sexta-feira (9) o início do julgamento sobre o piso nacional da enfermagem. Os demais integrantes do plenário vão avaliar se mantém ou não a decisão dele que suspendeu a lei que consolidou o piso salarial.

Em decisão tomada no domingo (4), o ministro atendeu a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a constitucionalidade da lei 14.434/2022 e alega que há risco de demissões em massa, pois o setor privado não teria condições de arcar com os novos salários.

Leia também: Imagem de Nossa Senhora Aparecida resiste a incêndio que destruiu igreja em SC

Além disso, a entidade afirma que poderia haver risco de fechamento de leitos pelo país, por falta de profissionais e prejuízos às finanças dos municípios. Já o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) informa que o impacto econômico da lei do piso da categoria foi discutido com diversas entidades no Congresso e que um relatório sobre as fontes de custeio e detalhes sobre o planejamento para realizar os pagamentos sem gerar danos foi apresentado durante a tramitação da proposta.

PUBLICIDADE

O piso de R$ 4.750 para os enfermeiros, com 70% desse valor para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras, foi aprovado pelo Congresso e sancionado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A liminar de Barroso irritou congressistas, inclusive o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que pediram que a votação do Parlamento que aprovou a criação da lei do piso para a categoria seja respeitada.

O magistrado deu 60 dias a entidades públicas e privadas que gerem hospitais e serviços de saúde para que se manifestem. Mas decidiu levar o tema ao plenário virtual antes disso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Leia também
Imagem de Nossa Senhora Aparecida resiste a incêndio que destruiu igreja em SC
RELIGIÃO
Imagem de Nossa Senhora Aparecida resiste a incêndio que destruiu igreja em SC
13 de out. de 2026 - 11:59
Famosos lamentam morte de Netinho: “Descanse em paz, meu irmão!”
LUTO
Famosos lamentam morte de Netinho: “Descanse em paz, meu irmão!”
13 de out. de 2026 - 11:56
Netinho morreu de quê? Veja causa da morte do cantor aos 60 anos
LUTO
Netinho morreu de quê? Veja causa da morte do cantor aos 60 anos
13 de out. de 2026 - 11:20